O Google confirmou que seu serviço de comunicação Wave terá uma loja de aplicativos que permitirá que a expansão de funcionalidades da plataforma por meio de códigos de terceiros.
Chamada de Wave Application Store, a loja permitirá que desenvolvedores possam vender e lucrar com os aplicativos criados, em sistema semelhante ao proposto pela Apple na sua loja de aplicativos App Store, segundo o site The Next Web.
Ainda não está claro se o Google, assim como faz a Apple, dividirá os ganhos com o desenvolvedor e, caso a estratégia seja confirmada, qual será o compartilhamento de receita entre o buscador e o criador do aplicativo.
Desde seu lançamento, o Wave tem códigos e funcionalidades abertas e documentadas para que desenvolvedores possam criar aplicativos que explorem a plataforma.
Waves independentes
O Google oficializou nesta segunda-feira (02/11) que empresas poderão hospedar e gerenciar sistemas de comunicação baseados no Wave em seus próprios servidores.
Segundo post no Google Wave Developer Blog, a estratégia posiciona o Wave não como um serviço, mas como um protocolo de comunicação que poderá ser instalado e desenvolvido por outras empresas além do próprio Google.
"Já que o objetivo é construir uma rede distribuída de provedores, estamos felizes em tomarmos esta decisão e abrir a porta da 'federação' para desenvolvimentos", afirma o post no blog do buscador.
O Google divulgou o esboço de um guia para a implementação do Wave em servidores próprios, chamado Google Wave Conversation Model Spec, que pode ser consultado online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário