Nesta quinta-feira, 29, o Orkut, passou por uma mudança radical em seu layout – a primeira desde sua criação, em 2004. Sai a estrutura quadradona, com dados pessoais, fotos e aplicativos dispostos em caixas delimitadas, e entram abas e maior possibilidades de personalização e de acompanhar as atualizações de amigos.
A própria equipe do Google, no anúncio, sublinhou o quão grande era a mudança: “Esquecemos tudo o que havia antes e começamos do zero”, disse o diretor de Produto da rede social, Victor Ribeiro. “E as mudanças só estão no começo.” No lançamento do novo layout, responsáveis pelo site afirmaram que as novidades não tinham nada a ver com o crescimento do Facebook no País.
É um avanço, sim. Mas, como tudo no Orkut, as mudanças chegaram atrasadas e já estão em outras redes sociais. Só agora, por exemplo, o site terá um melhor sistema para postagens rápidas – que é a base do Twitter e que foi logo copiado pelo Facebook no início do ano.
Antes, para fazer isto, o Orkut tinha um campo para fazer pequenas atualizações,que ficava escondido. Agora, logo no início da home, há uma chamativa frase: “Conte algo para os seus amigos”, claramente “inspirada” nas outras redes. Basta postar algo para todos seus contatos receberem. Só que, no Facebook, dá para fazer essas atualizações de forma rápida não só com texto, mas com fotos, vídeos e links.
Outra semelhança do novo Orkut com o Facebook – ambos “inspirados” pela interface do Twitter: a linha do tempo com atualizações de amigos está mais completa e na home. Dá para ver posts, fotos e depoimentos e comentar ali mesmo.
A ideia, diz o Google, é que as pessoas acompanhem todos os amigos em uma página só. Ou seja, o Orkut ganha maior velocidade que antes, quando era preciso ir num álbum de foto, de vídeo ou no scrapbook para falar com o amigo. Só que isso, mais uma vez, já tinha no Facebook.
Outro destaque fica para fotos e vídeos. É possível fazer o upload de várias fotos ao mesmo tempo e editar as legendas no processo. Melhor que no Facebook. Também é possível mandar scraps e depoimentos em vídeo. Só um porém: é necessário hospedá-los no YouTube antes de jogá-los no Orkut.
Outra mudança é literalmente histórica: o infame azul-bebê deixa de ser a única cor do site. Agora, dá para mudar a cor do cabeçalho para tons como verde, laranja e preto. Mas o papel de parede ainda é azul.
Mas ainda há problemas. Grande parte dos aplicativos e algumas funções, como fãs e eventos, ainda não são compatíveis com o novo layout. Eles ficam na aba “mais”. Quando clica, o usuário é direcionado ao velho Orkut. As comunidades também não mudaram. Mas o Google promete fazer isso logo.
Para divulgar as mudanças, o Orkut não vai liberar o novo layout para todos os usuários de uma vez. Será necessário esperar que um amigo lhe envie um convite. O Orkut mudou, mas nem tanto assim.
Conhece nossa loja? Não? Então faça uma visita: http://www.comprasajato.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário