quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Microsoft dá um passo à frente do Google com o Bing Maps Beta

Competidor do Google permite usuário dar um passeio virtual pela cidade
Em um esforço para competir com uma das ferramentas mais populares do Google, a Microsoft acrescentou funcionalidades no Bing Maps que permitem dar aos usuários uma vista contínua das ruas de muitas cidades do mundo. Os novos updates do Bing Maps foram anunciados na quarta-feira durante o evento "Bing Outono" em San Francisco, nos Estados Unidos.

A nova experiência, que a Microsoft chama de ‘Streetside’, vai um passo a frente do ‘Street View’ do Google e pode agrupar camadas de tweets e outros serviços no topo do ecrã ao mesmo tempo que se faz o mapeamento.

“A primeira coisa que esta ferramenta permite é uma exploração suave e contínua do seu mundo físico,” disse Satya Nadella, uma Vice-presidente sénior da Microsoft para os serviços online, em um blog lançado na quarta-feira. “Do espaço [imagem de satélite] para a rua da sua cafetaria favorita, a nova vista do Bing Maps permite que você aumente e diminua e manuseie a imagem com facilidade,” disse Nadella.

A Microsoft está lançando também a Galeria de Aplicativos (Application Gallary) para o o StreetSide, que irá conetá-lo com o Twitter e outros serviços.

O aplicativo do Twitter automaticamente lança cada tweet e localiza-o no mapa em função do local onde se encontra o emissor, ou seja, se você estiver twitando a partir de Nova Iorque, as pessoas que estiverem te seguindo poderão identificar a sua localização no Bing Maps.

Outro aplicativo é o ‘Local Lens’ (Lentes Locais). Ele liga cada blog e a sua origem no mapa. Um aplicativo chamado “What’s Nearby” (O que está perto) permite que viajantes possam obter informações sobre negócios locais e outros serviços perto dos seus destinos.

“O Streetside é um excelente exemplo de colaboração entre o centro de pesquisas da Micrsooft, o Live Labs e a equipe central de mapas para construir algo que não é apenas um conjunto de fotos agrupadas, mas sim uma ambiente físico de verdade que nos permite oferecer uma experiência que coneta informação de toda web,” disse Nadella.

O novo serviço poderia ajudar a Microsoft a ganhar terreno contra o Google, entretanto, existe ainda uma longa caminhada pela frente. No mês de Outubro, o Google detinha 65.4% do mercado norte-americano, comparados com os escassos 9.9% do Bing da Microsoft, de acordo com a firma de pesquisa de mercado, comScore.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário