quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SP é cidade mais digital da América Latina, mostra ranking

São Paulo é a cidade mais digital da América Latina, seguida por Chihuahua e Mérida, no México. Entre as 25 primeiras cidades no ranking divulgado hoje pelaMotorola, apenas São Paulo e Salvador, na décima-segunda posição, aparecem na lista representando o Brasil.

O estudo, feito pela Motorola com a consultoria argentina Convergencia Research, quer mostrar o nível de digitalização dos municípios. Foram considerados no estudo infraestrutura de banda larga, número de usuários de internet na cidade, compromissos com redução da desigualdade digital e uso de tecnologias da informação e comunicação entre cidadãos, empresas e instituições públicas, entre outros. O ranking foi elaborado a partir de dados de 150 cidades inscritas para a pesquisa.

"São Paulo teve a maior homogeneidade nas áresa avaliadas", explica Cláudio Kimura, gerente de estratégias e desenvolvimento de negócios da Motorola para América Latina, em entrevista por telefone.

Segundo a avaliação, São Paulo se destacou em serviços, compromisso com a redução de desigualdade social e em tele-saúde. Salvador, diz a Motorola, está no nível médio das 25 cidades principais. A capital baiana teve bons resultados no nível de digitalização da cidade (quarto lugar), infraestrutura e tele-saúde. Mais outros 18 municípios brasileiros se inscreveram para a pesquisa.

O índice do estudo tem um valor mínimo de 0 e máximo de 100. O valor 100 corresponde à definição de "Cidade Digital Ideal" e é o objetivo a ser atingido. São Paulo obteve 52,3 pontos, seguido por Chihuahua e Mérida (51 pontos), San Luis (Argentina) com 50,7 pontos, e Guadalajara, também no México, com 50,3 pontos.

Salvador obteve 45,3 pontos na pesquisa. "Deste modo, o ranking se torna uma referência entre soluções digitais para a região e permite comparar os resultados entre uma e outra cidade", avalia Kimura.

Segundo a pesquisa, 103 das 150 cidades pesquisadas têm planos de digitalização de processos administrativos. Outras 106 criaram programas de governo eletrônico, mostrando que aplicações administrativas são a área mais desenvolvida digitalmente nesses municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário